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sexta-feira, 24 de junho de 2011

O porto capixaba será o primeiro do mundo a operar os supergraneleiros de minério de ferro


O porto capixaba será o primeiro do mundo a operar os supergraneleiros de minério de ferro


O porto capixaba será o primeiro do mundo a operar os supergraneleiros de minério de ferro

Futuro promissor. A companhia está investindo R$ 100 milhões no processo de dragagem para preparar o terminal para receber os supergraneleiros

Chegando à meia idade - completou 45 anos no dia 1º de abril -, o Porto de Tubarão está se preparando para receber, a partir de outubro, os supergraneleiros com capacidade para transportar 400 mil toneladas de minério de ferro.

O terminal de Vitória começou, em janeiro deste ano, a receber as obras de dragagem que permitirão aumentarão o calado do porto para a entrada dos maiores navios do mundo, encomendados pela Vale a estaleiros da China e Coreia.

Responsável pela maior movimentação de minério de ferro do mundo, o Complexo Portuário de Tubarão é composto, na verdade, por dois terminais que fazem o embarque de minério de ferro e pelotas.

Além disso, no mesmo complexo, fica o Terminal de Praia Mole (TPM), por onde é feita a importação de carvão mineral e que é administrado também pela Vale. No complexo, ainda, há o Terminal de Produtos Siderúrgicos, que não pertence à Vale e que exporta aço das empresas ArcelorMittal Tubarão, Usiminas e Gerdau.

No Complexo de Tubarão funciona também o Terminal de Produtos Diversos (TPM), onde é feito o embarque de grãos e o desembarque de fertilizantes. Há ainda o Terminal de Granéis Líquidos (TGL), operado pela Petrobras que movimenta combustíveis diversos.

Investimento

A companhia está investindo R$ 100 milhões no processo de dragagem para preparar o terminal onde é embarcado o minério de ferro para receber os supergraneleiros. "Os navios maiores trarão uma série de ganhos. Hoje o maior graneleiro em atividade transporta 330 mil toneladas de minério e também é da Vale", explica o diretor de operações portuárias da empresa, Cristiano Cobo.

O Berge Stahl pode ser atracado no Porto de Tubarão, mas não pode ser carregado com a carga total em função da falta de calado do porto, o que vai não vai acontecer depois de outubro.

"Este é mais um patamar para o crescimento do Porto de Tubarão. É a grande mudança e vai alavancar o crescimento das exportações nos próximos anos sem que seja preciso ampliar o terminal de maneira significativa", avalia Cristiano Cobo.


"A Vale começará uma nova fase a partir da renovação da frota de navios com capacidade maior de transporte. Ganharemos mais competitividade, mais flexibilidade e evitaremos perda de tempo. Tudo isso reduz custos."

Cristiano Cobo
Diretor de Operação Portuária da Vale

A história de um grande porto

Inauguração. O Porto de Tubarão foi inaugurado no dia 1º de abril de 1966, com uma cerimônia de gala e o carregamento do navio suíço Lapplant, com aproximadamente 20 mil toneladas de minério de ferro. O porto já foi construído com capacidade para receber navios de 150 mil toneladas, sendo que, na época, só existiam navios com capacidade para transportar até 60 mil toneladas. Em média, 1.100 navios passam pelo porto por ano.

Expansão. Na década de 70 foi iniciada a expansão do porto com a construção de um segundo píer para embarque de minério. O pier dois possui carregadores de navios capazes de carregar 16 mil toneladas por hora. Responde hoje por 65% do embarque de minério de ferro de Tubarão.

Ampliação. Dentro do Complexo de Tubarão, em 1983 foi construído o Terminal de Praia Mole destinado à movimentação de produtos como carvão mineral, coque e manganês. Em 1986 foi inaugurado o Terminal de Granéis Líquidos para a movimentação de combustíveis, utilizado pela Petrobras. Por este terminal, a estatal movimenta todo o combustível necessário para abastecer o Espírito Santo e o Sul da Bahia. O Terminal de Produtos Diversos (TPD) foi inaugurado em 1998, para movimentar grãos e fertilizantes.

Carga. Do volume total das exportações de grãos no Brasil, 15% são feitas pelo Terminal de Produtos Diversos, que também faz parte do Complexo de Tubarão. O TPD é responsável também por 8% da importação total de fertilizantes feitas pelo país. Setenta por cento do carvão consumido pelas siderúrgicas brasileiras são desembarcados no país pelo Terminal de Praia Mole.

Eficiência. O Porto de Tubarão, hoje, é considerado o porto mais eficiente do mundo para embarque de minério de ferro, segundo estudo da Universidade de São Paulo (USP), de 2009. O pesquisadores chegaram a esta conclusão a partir da análise da utilização da área de estocagem. No caso de Tubarão, o giro é de cerca de 31 vezes, enquanto a média mundial é de 15 vezes


A Gazeta

Denise Zandonadi
dzandonadi@redegazeta.com.br

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